CONTEÚDOS

Novo RG já está valendo: onde solicitar e quando será obrigatório

Saiba quais são suas funcionalidades, se ele substituirá algum documento e como solicitar o seu

Você já está sabendo da nova versão do RG? O documento digital tem sido um dos temas mais pesquisados na internet nos últimos dias por ser uma grande mudança no documento oficial do brasileiro. Segundo o site Gov.br “o Decreto estabelece novos parâmetros visuais, de emissão e validade para a Carteira de Identidade. O modelo dela inclusive muda, tornando-se único para todo o país.”

Essa nova versão do RG é bem diferente da que nós já conhecemos. Primeiramente ela utilizará o CPF – Cadastro Nacional de Pessoa Física – como a identificação principal do cidadão, se tornando um documento unificado e mais moderno. Agora você não precisará mais ir aos órgãos públicos cadastrar e ter os dois documentos, pois poderá utilizará apenas um.

Até alguns anos atrás, o RG que nós conhecemos era muito importante para todos nós, já que cada estado emitia seus próprios números do documento. Essas diferenças acabaram resultando em vários modelos diferentes de RG em todo o Brasil.

Por não ser um documento de fato unificado e padronizado, se você precisasse tirar uma segunda via em um estado diferente do seu documento original, você teria dois números de RG diferentes, sendo um da primeira via, e outro da segunda. Além disso, muitas pessoas hoje em dia, deixam seus estados natais para morar e construir sua vida em outros locais. E acaba enfrentando diversos problemas quando perdem, ou têm seu RG furtado ou roubado.

“Gradativamente deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada Estado. São 26 e o Distrito Federal, cada um com a sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão. Será a carteira de identidade nacional com padrão único de emissão, inclusive com QR code, válido em todo território com todas as informações necessárias. Total transparência e segurança”, afirmou o ministro Luiz Eduardo Ramos.

Por que o RG vai mudar?

Como já citado anteriormente, a ideia principal é criar um documento de identificação único, facilitando o nosso dia a dia. Com esse Registro de Identidade Civil, você não vai precisar sair com RG e CPF na carteira, economizando espaço e reduzindo os riscos de perder esses documentos.

Quais informações vão constar no RG Digital?

No documento você vai poder encontrar as seguintes informações:

  • Identificação do órgão expedidor, número de identificação;
  • Nome, filiação, sexo, nacionalidade e local e data de nascimento do cidadão;
  • Fotografia, em proporção que observe o formato 3×4 cm, seguindo padrão da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI);
  • Assinatura e impressão digital do polegar direito;
  • Elementos novos para verificação da autenticidade;
  • Informações sobre o grupo sanguíneo e fator RH, além da disposição de doar órgãos em caso de morte.

O novo RG substitui a Carteira de Habilitação?

Nem pensar! Apesar de ser um documento unificado, o novo RG não substitui a CNH mesmo que os dois documentos tenham a mesma informação.

Fonte: Novo ORG

Até quando eu posso fazer meu novo RG?

Ainda não foi definido um prazo para a unificação do RG em todo o território brasileiro. Aliás, em alguns estados essa opção do RG ainda nem está disponível. Os órgãos responsáveis terão até 5 de março de 2023 para atualizar os sistemas de emissão desse documento unificado.

Aliás, o modelo atual do RG terá validade de até 10 anos para a população com até 60 anos, dessa forma, a obrigatoriedade desse novo documento acontecerá apenas em 2032. Até lá, é só usar a documentação que você já está acostumado.

Esse novo RG acaba com a necessidade dos outros documentos?

O novo RG não acaba com a necessidade de nenhum outro documento. Ele não substitui o CPF, carteira de trabalho e muito menos a CNH.

Como eu faço para emitir o meu novo RG?

Você já pode solicitar o seu documento se já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral, ou em outros institutos de identificação. Essa solicitação pode ser feita em uma unidade do Poupatempo ou no aplicativo Gov.br. disponível na Google Play ou na App Store. Mas fique tranquilo (a), logo abaixo temos um passo a passo completo pra você!

Quais serão as funcionalidades do novo RG?

Conforme decreto, uma das funcionalidades mais legais do RG Digital, é que ele servirá como documento de viagem para países do Mercosul, isso acontece pelo fato do documento estar no padrão internacional, com o chamado código MRZ, o Machine Readable Zone, a medida tem o intuito de facilitar a validade do documento.

Fique atento: em outros territórios ainda será necessária a apresentação do passaporte.

Passo a Passo para emitir sua nova Identidade

Fonte: Gov.br

Se liga nas vantagens

Segundo o site Rede Jornal Contábil,

  • Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
  • Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
  • Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
  • Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
  • Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
  • Declaração de gênero não binário;
  • Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
  • Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).