CONTEÚDOS

Seguro viagem: Como funciona a cobertura para equipamentos tecnológicos?

Saiba como escolher a melhor opção e como agir em caso de extravio de bagagens

Qualquer pessoa por mais experiente que seja, quando o assunto é viagem, aeroporto e despacho de bagagens, fica aflita esperando suas malas aparecerem na esteira no salão de desembarque e torcendo para que tenha dado tudo certo. Seja a trabalho, ou lazer, foram horas investidas na preparação daquela mala, e também provavelmente nela estão algumas das suas melhores roupas, calçados, cosméticos e itens de valor.

Já imaginou esperar a sua mala, e ela simplesmente não aparecer na esteira? Essa situação pode tirar qualquer um do sério e é mais comum do que você imagina. Por isso que para evitar situações como essa, ressaltamos a importância da contratação de um Seguro Viagem, já que o seguro não é apenas para você, mas também para seus pertences além de todas as coberturas básicas já inclusas nesses seguros, como:

DESPESAS MÉDICO HOSPITALARES

Reembolsa despesas médicas, hospitalares e odontológicas do segurado em caso de doença e acidente.

DESPESAS COM FARMÁCIA

Reembolsa despesas com medicamentos e produtos farmacêuticos prescritos em atendimento médico durante a viagem.

DESPESAS JURÍDICAS

Garante o reembolso de honorários advocatícios, caso o segurado sofra incidente que necessite de suporte jurídico.

MORTE ACIDENTAL

Indeniza beneficiários em caso de morte acidental do segurado.

CANCELAMENTO, INTERRUPÇÃO OU RETORNO ANTECIPADO DE VIAGEM

Reembolsa despesas em razão de cancelamento, interrupção ou retorno antecipado de viagem por motivos de morte ou internação.

INVALIDEZ ACIDENTAL

Indeniza o segurado pela invalidez permanente total ou parcial de membros e órgãos devido à acidentes durante o período da viagem.

ASSISTÊNCIA FUNERAL

Serviços de assistência ou reembolso de despesas funerais na morte do segurado, inclusive traslados internacionais.

Você ainda tem a opção de contratar coberturas especiais, que fazem toda diferença para uma viagem tranquila, como a cobertura especial para bagagens.

Por exemplo, a cobertura para atraso na localização, garante uma indenização de até R$1000, após as primeiras 24h de desaparecimento da mala. Já a cobertura para extravio, te indeniza pelo valor total do prejuízo, tendo um valor máximo permitido de R$10.000 de acordo com o plano contratado.

Quais cuidados devo ter com minha mala com objetos de valor?

No geral, as companhias aéreas não recomendam que você despache itens de valor nas suas malas, mas quando necessário, a transportadora responsável solicita que você preencha uma declaração especial de valor.

No entanto, você precisará apresentar a nota fiscal que comprove o valor declarado por você, e também pagar uma taxa extra de bagagem, que pode variar de empresa para empresa, mas fica entre a máxima de 2 mil dólares para voos domésticos, ou 3 mil dólares para os internacionais.

Caso você necessite declarar um valor maior que esses, existem algumas companhias que oferecem uma cobertura adicional preventiva para bens acima de 5 mil dólares, mas a empesa tem o direito de recusar a despachar a sua bagagem.

Fique atento às observações:

Artigos frágeis ou perecíveis, dinheiro, joias, papéis negociáveis, ações ou outros valores, amostras ou documentos de negócios e aparelhos eletroeletrônicos, tais como, câmeras fotográficas, celulares, filmadoras, laptops, tablets e etc., incluídos seus respectivos acessórios são aceitos apenas como bagagem de mão, não podendo ser aceitos como bagagem despachada.

Como funciona a cobertura para extravio de equipamentos tecnológicos?

Quem precisa viajar com instrumentos musicais, ou equipamentos esportivos, é altamente recomendado que faça a contratação da cobertura para danos a bagagens especiais.

Essa cobertura dará o direito a indenização para fins de reparo ou reposição, caso ocorra qualquer dano aos objetos segurados durante o transporte aéreo.

Como contratar um Seguro Viagem com cobertura especial para equipamentos eletrônicos?

Contratar um Seguro Viagem é fácil e totalmente on-line. Em nosso portal você pode consultar mais informações sobre coberturas adicionais, contratar um seguro viagem coletivo, ver as perguntas frequentes feitas sobre esse produto e se ainda assim você tiver dúvidas, pode contar com um de nossos especialistas. Eles irão te ajudar a escolher a melhor opção para você!

Como devo agir em caso de extravio de bagagem?

Caso você tenha sua bagagem perdida ou extraviada, o ideal é que você vá imediatamente ao balcão da sua companhia aérea, registre uma reclamação e preencha o Relatório de Irregularidade de Bagagem (R.I.B.) para voos nacionais, ou o Property Irregulatiry Receipt (P.I.R.), no caso de voos internacionais.

Após protocolado, a companhia tem um prazo de 7 dias em casos de voos nacionais, ou 21 dias em casos de voos internacionais para localizar a sua mala. Somente após esse prazo a bagagem é considerada extraviada.

Lembre-se sempre de guardar o comprovante de despacho das suas malas, ele servirá como prova de que havia um contrato de transporte de malas entre você e a companhia.

Quanto tempo eu tenho para notificar o extravio da minha bagagem?

Nós recomendamos que a queixa seja registrada o mais rápido possível, mas você tem um prazo de até 15 dias para registrar.

Recomendamos também acionar o Seguro Viagem o quanto antes, para que a seguradora ajude você a recuperar receber sua indenização o mais rápido possível.

O que eu faço enquanto não encontrarem minha bagagem?

Fique tranquilo! Enquanto você não consegue recuperar seus pertences, a seguradora disponibiliza uma cobertura diária para os seus gastos com vestuário e higiene pessoal.
E caso seja constatado que sua bagagem realmente foi perdida, você recebe o valor completo de indenização do seguro.

Como faço para acionar meu seguro?

O primeiro passo para acionar o seguro por conta de extravio de bagagem, é fazer um boletim ocorrência no próprio local do incidente, e apresentá-lo junto com a nota fiscal do produto no momento de pedir a indenização.

Será necessário apresentar também um comprovante de residência, mais um documento de identificação, que pode ser o CPF, em caso de pessoa física ou a cópia do cartão CNPJ, se for pessoa jurídica.

Depois disso, entre em contato com nosso setor de sinistros. Estamos preparados para te auxiliar em todo o processo burocrático.

Contrate agora um Seguro Viagem 100% on-line

Agora que você já está por dentro da importância de viajar com um seguro, e tirou todas as suas dúvidas sobre o assunto, faça sua contratação de forma on-line, rápida e com um preço que cabe no seu bolso.